sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CBF cancela amistosos contra a Itália e Espanha com medo da Seleção perder. E marca jogos com Gabão, Egito, Costa Rica e México

Depois de atuações nada convincentes diante das principais seleções do mundo, a CBF recuou na idéia de encarar grandes rivais em amistosos no restante de 2011. Cancelou ontem os jogos contra Itália e Espanha e passa a ter partidas marcadas contra times bem menos expressivos, para não dizer outra coisa: Egito, Costa Rica, México e Gabão.

Alem deles, a seleção da CBF jogará duas vezes contra a Argentina na Copa Nicolas Leóz (para quem não sabe, ele é o presidente da Comembol, parceirão de Ricardo Teixeira). Mas só contará com jogadores que atuam no futebol brasileiro.

Creio que a marcação desses amistosos foi uma maneira que o Ricardo Teixeira encontrou para se defender. Se a Seleção começa a perder, haverá uma pressão maior sobre sua gestão na CBF. Um questionamento muito grande do trabalho, maior do que já existe.

Não tem a ver apenas com troca de técnico. São coisas paralelas. Haverá o pedido para a substituição de Mano Menezes, no caso de outros insucessos, mas também um medo. Se a Seleção da CBF acumular outros maus resultados, será criado um clima de que não vai ganhar a Copa do Mundo em 2014. E se não ganhar, Ricardo Teixeira será o mais cobrado por isso, será o responsável pelo fracasso.

Tem mais, os patrocinadores da Seleção começam a demonstrar insatisfação com os maus resultados obtidos pela equipe. Reclamam que desembolsam valores dignos da melhor seleção do mundo. Porém, o futebol apresentado pelo time nacional não corresponde a esse status. Ou seja, estariam pagando mais do que a seleção vale hoje.

Um dos parâmetros usados é o ranking da Fifa. O Brasil é o quarto colocado, mas cobra como se fosse o primeiro.  Desde 2006 a Seleção não sabe o que é ficar no topo da lista.

Os patrocinadores argumentam também que logo a CBF não irá conseguir impedir uma queda nos valores exigidos, principalmente em relação às cotas de amistosos. Não é preciso conhecer bem Ricardo Teixeira para saber que deixar de ganhar dinheiro é algo que o tira do sério.

Por tudo isso, é muito mais cômodo enfrentar esses adversários de menor porte. Por segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário