quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Para que serve as Torcidas Organizadas?

Torcida organizada é a denominação dada a uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo. Na teoria, teriam que defender suas agremiações, lutar por melhorias de seus clubes de coração e, sobretudo, torcer e apoiar sempre. Mas na pratica não é bem assim.

Normalmente, as associações dos torcedores organizados desenvolve diversos produtos com a imagem clube, sem o mesmo receber nada em troca. Usualmente recebem ingressos dos diretores dos clubes de futebol para acompanhar os eventos. É comum que parte dessas entradas sejam revendidas para outros torcedores, seja até por preço maior, visando lucros. É normal alguns clubes terem em suas diretorias, sócios das organizadas. Isso sem contar os atos de violências. É freqüente também a participação de meliantes envolvidos com o tráfico de drogas nas periferias das grandes cidades dentro das organizadas. Sem contar que costumam tumultuar o ambiente do clube.

Bom, nesse último Sábado, eles tiveram a oportunidade de se redimirem. Mas não deram as caras na manifestação pela saída de Ricardo Teixeira da CBF e do COL. Ao longo da administração atual da CBF (mesma desde 1989) os estádios apodreceram, os clubes ficaram mais pobres e as federações mais ricas, houve o êxodo dos grandes, bons e medianos jogadores do país, a seleção brasileira deixou de ter a cara do Brasil, passou a ser "estrangeira" e menos querida pelo povo...

Como TORCIDAS, eles tinham a obrigação de contribuir com sus presenças e defender os interesses de seus clubes. Com toda certeza, iria repercutir muito mais a manifestação. Espero que na próxima, eles compareçam, pois é dever deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário