quinta-feira, 28 de julho de 2011

#ForaRicardoTeixeira: Chega ao fim o "MegaTwittaço" Mas campanha ainda não acabou!!!

Milhares de pessoas se uniram por 24 horas no Twitter para pedir a saída de Ricardo Teixeira do comando da CBF, através do “MegaTwittaço” com a hashtag #ForaRicardoTeixeira.

A campanha criada por um grupo de anônimos contrários ao mandatário do futebol brasileiro – que também mantém o site www.foraricardoteixeira.com.br – chegou perto da meta de 100 mil adeptos: a contagem estava por volta dos 88 mil às 0h desta quinta-feira. Desses, mais de 30 mil usaram o microblog como veículo desde a meia-noite desta quarta-feira, quando o "MegaTwittaço” foi lançado na grande rede.

Nem o fato de a hashtag original #ForaRicardoTeixeira, que  apareceu entre os Trending Topics mundiais (assuntos mais comentados) durante a madrugada, ter sido tirada misteriosamente da lista, tirou o ânimo dos participantes da campanha.

A solução foi achar um “plano B” e criar três novos conjuntos de palavras para o manifesto: #foraoficial, #caiforaricardoteixeira e #adeusrt. O terceiro deles chegou a figurar entre os assuntos mais tuitados do planeta, enquanto a liderança dos dois primeiros inicialmente foi no âmbito nacional, principalmente em São Paulo, primeira das duas cidades que têm o fluxo de tuítes medido pelo microblog (a outra é o Rio).

Mas o jogo virou. A #caiforaricardoteixeira caiu no gosto do internauta e passou a ser a hashtag mais publicada do Brasil durante várias horas.

Para se ter um noção do volume da mobilização, o site oficial da campanha registrou um “boom” de aproximadamente três mil tuítes só na primeira meia hora.

A repercussão aconteceu até do outro lado do Atlântico, já que durante a madrugada #foraricardoteixeira esteve no topo dos Trending Topics em Portugal.

Os organizadores da campanha #foraricardoteixeira encontraram no caminho um obstáculo que não estava previsto. Tudo porque a hashtag original do protesto foi identificada pelo serviço de monitoramento automático do Twitter como um Spam, o que causou a retirada súbita do termo da liderança dos assuntos mais comentados do microblog, ainda no início da madrugada, poucas horas após o pontapé inicial do “MegaTwittaço”.

Segundo o argumento do sistema de ajuda do Twitter, o bloqueio aconteceu devido ao grande número de mensagens #foraricardoteixeira e a repetição da hashtag nas mensagens dos usuários da ferramenta, assim como os seguidos retuítes. Mas o site oficial da campanha continuou computando a tag original.

A primeira iniciativa dos manifestantes contra Ricardo Teixeira foi passar a publicar a mensagem #foraricardoteixeira junto com outra frase. Mas a tática não funcionou e a solução foi criar as novas hashtags que não passaram pela ‘censura’: #adeusrt, #caiforaricardoteixeira e #foraoficial, promovidas pela conta oficial do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário